Biguaçu – Conheça o enredo da Unidos do Rio Caveiras para o Carnaval 2016!

artworks-000140626032-jnyr8b-t500x500

Quem pensa que o Carnaval 2016 acabou em Santa Catarina terminou está muito enganado!

No próximo dia 13 de maio ocorrerá a Folia 2016 da cidade de Biguaçu.

Serão 4 agremiações que se apresentarão a noite na Praça Nereu Ramos (centro de Biguaçu). São elas: Unidos do Rio Caveiras, Comunidade da Praia João Rosa, Nossas Raízes e Mocidade do Carandaraí.

Com exclusividade o site Na Avenida apresenta a sinopse oficial da Unidos do Rio Caveiras. Como se sabe, a agremiação fará uma homenagem a cidade de Governador Celso Ramos.

Os autores desse enredo são os temistas André Filosofia e Jhean Nascimento Fábio e se intitula Governador Celso Ramos – Um paraíso secular. 

Conheça o texto na íntegra:

celso raos 3

Govenador Celso Ramos – Um paraíso secular

 Objetivo: O objetivo desta sinopse é revelar a cidade de Governador Celso Ramos como um paraíso secular. Para tanto, faz-se necessário desenvolver os seguintes itens: a) A gênese mitológica do Universo; b) A constituição de Governador Celso Ramos como um paraíso secular.

1.A gênese espiritual do Universo

 Conta uma narrativa muito antiga que certa vez Gaia (Terra) se apaixonou por si mesma. Por isso, resolveu gerar o Urano (Céu), o Ponto (Mar) e as Óreas (As Montanhas).

No momento derradeiro dessa geração, prometeu a si mesma que haveria um local onde ocorreria a harmonia perfeita entre o Urano, o Ponto e as Óreas.

2. A constituição de Governador Celso Ramos como um paraíso secular.

Muito tempo após este instante resolveu cumprir sua promessa. Para tanto, pediu a Eros (amor) que flechasse os corações de alguns açorianos e lhes despertassem uma paixão incontrolável.

Completamente apaixonados por Gaia, tais açorianos – ao lado de alguns portugueses – resolveram fundar um vilarejo com o intuito de reverenciá-la. Assim, fundaram Ganchos.

Por que a fundação desse vilarejo foi uma reverência à Gaia? Em poucas palavras, porque no mesmo ocorre a harmonia perfeita entre Urano, Ponto e Óreas.

Tal harmonia foi construída a partir de belas praias que adornam Urano, bem como do cultivo consciente da Pesca sobre o Ponto e dos lindos monumentos que circundam as Óreas (A Fortaleza Santa Cruz é um exemplo desses monumentos).

Entretanto, deve-se dizer que Ganchos sofreu a ação de Chronos (Tempo). Por esta razão, ele se transformou em município no ano de 1967 (agora com o nome de Governador Celso Ramos).

O objetivo do recém-criado município foi se configurar como um legítimo paraíso secular. Para tanto, foi necessário promover o bem-estar completo dos seus habitantes.

Este último pode ser observado através da disseminação de todas  as formas de cultura. Exemplo disso são a Festa do Divino e a Farra do Boi.

Mas isso não é tudo: esse bem-estar também pode ser percebido por intermédio do desejo das autoridades de consolidar Governador Celso Ramos como um Jardim do Éden do Futuro.

Agora conheça o samba de enredo oficial:

Autores: Thiago Meiners, Nando do Cavaco, André Filosofia, Diley do Cavaco, Xandinho Nocera, Vinydacor, Leandrinho LV, Rafael Tubino, Sukatinha e Mamau Castro

Intérprete: Adeilton Almeida

 

Meu samba levanta poeira

Unidos chegou

O Rio Caveiras é governador

Celso Ramos vai te encantar

Vem se apaixonar

Viajo nas ondas do mar, um azul de beleza

Da caça das Baleias vem a imigração

Trazendo desenvolvimento

Em Ganchos fascinação, Cidade da pesca

Na Fortaleza Santa Cruz a proteção

No litoral de Santa Catarina

Uma terra que inspira a evolução

Nas praias, riquezas, o mar

Quequebra na areia e faz sonhar

Me jogo na sua beleza

É poesia, é sutileza

Sonhei com uma Ilha do futuro

Que sincretiza a fé e a emoção

Parte do progresso mudando a cada segundo

Unindo o Mundo

Criando uma farra para o Boi

E na festa do divino sua devoção

Hoje o Rio Caveiras vem te exaltar

Cidade do meu coração

 

 

 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *