Bloco Nossas Raízes divulga trabalho para 2014

Logo - Nossas Raízes 

ENREDO

“A LUA NO CÉU E AS ESTRELAS BRILHANTES NOS FAZEM SONHAR: NOSSAS RAÍZES UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE”


INTRODUÇÃO

Os sonhos são a exploração de nosso imaginário, dos desejos e fantasias que nos fazem seguir adiante.

Todos nós sonhamos e quase sempre lembramos pelo menos alguns trechos de nossos sonhos. Eles são tão misteriosos e ao mesmo tempo tão reais e marcantes que com certeza devem conter alguns significados. Na verdade, a maioria dos sonhos quer dizer alguma coisa, embora as opiniões sejam muitas sobre seu exato significado.

O incrível mundo dos sonhos pode nos levar a qualquer tempo e lugar, trazendo a tona nossos desejos mais íntimos. Através da magia do sonho podemos fazer viagens para terras imaginárias e mágicas ou para o passado, passando por Antigas Civilizações.

Ainda podemos sonhar com fantasmas, monstros do armário, monstros coloridos ou com o pesadelo da morte.  Além de sonhos imaginários, podemos sonhar com situações concretas e, com fé e persistência, torná-las realidade.

“O sonho é o alimento da alma

O sonho é uma floresta onde quem

Desvenda o caminho é o nosso

Pensamento, que voa no céu feito

Gaivota e descobre através do olhar

Que o seu amor é um passarinho

Que mergulha do céu para a terra

Em busca do ninho”.

                                                                   (AUTOR DESCONHECIDO)

JUSTIFICATIVA

 

            O Grêmio Carnavalesco Recreativo Cultural Nossas Raízes nova entidade carnavalesca de Biguaçu, pede licença aos demais Blocos Carnavalesco para desfilar e juntos abrilhantarem ainda mais esta grande festa popular com o enredo: A Lua no Céu e as Estrelas Brilhantes nos fazem Sonhar: Nossas Raízes um sonho que se tornou realidade.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A Lua no céu e as estrelas brilhantes é sinal que a noite está presente. É hora de dormir, bichos de pelúcia nas mãos e pantufas nos pés, numa delirante festa do pijama pedimos proteção ao Deus do sono Hipnos que nos de bom sono. Hipnos de acordo com a mitologia grega é a personificação do sono, é o responsável pelo descanso restaurador de todas as criaturas terrestre.

Através do sono, podemos entrar no imaginário fantástico da magia dos sonhos e é com a ajuda de Morfeu Deus dos sonhos e filho de Hipnos e Grácia Pasítia (mitologia grega) que iniciamos a nossa aventura por meio dos sonhos. Como único filho de Hipnos que possui asas, Morfeu tem a capacidade de nos transportar para qualquer lugar ou situação sendo real ou imaginário.

1º Setor: Mundo Fantástico

 

Através do anoitecer de Biguaçu, da beleza da Lua e o brilho das estrelas que começa nossa grande viagem ao mundo dos sonhos.

Abrem-se os portais do mundo fantástico onde surgem duendes, magos, fadas e gênios da lâmpada que encantam o imaginário, pois, quase todos nós já sonhamos com algum ser fantástico ou com uma lâmpada mágica de onde surge um gênio que dá direito a três desejos. Muitos de nós até já sonhamos que estávamos nesse mundo fantástico onde a beleza da floresta é encantadora cheia de brilho e magia.

2º Setor: No Sonho tudo é Possível

 

No devaneio dos sonhos quem nunca sonhou em ser belo como uma estrela famosa de filmes ou novelas? Quem nunca sonhou em ser Miss ou Mister e representar seu país pela sua beleza?  Muitas pessoas já tiveram esse tipo de sonho. Por isso, teremos em nosso desfile uma ala que representará a beleza pela Deusa Afrodite que na mitologia grega é a Deusa da beleza e do amor.

Outro sonho muito comum é de ser Super Herói, de ter poderes, poder voar e ajudar as pessoas. O Super Herói é forte e indestrutível, tendo vários poderes podendo estar em qualquer lugar.

Também já sonhamos com a magia do circo e a alegria do palhaço que encantam a todos pelas suas brincadeiras e palhaçadas. Como é bom ter sonhos alegres, pois, faz bem à alma e ao coração.

No sonho abrem-se vários portais, podemos através dele, estar em qualquer lugar ou tempo, podemos morar em castelos como reis e rainhas ou estar nas Antigas Civilizações, no Egito Antigo, conhecer as fabulosas pirâmides e até os Faraós sem ao menos sair de nossos quartos ou camas, pois, no sonho tudo pode e não custa nada.

3º Setor: Os Medos e Pesadelos

 

Pesadelos são sonhos assustadores que usualmente interrompem o sono subitamente e nos trazem sentimentos de perigo iminente. Os pesadelos acontecem mais durante a segunda metade do período de sono.

Os pesadelos em geral são longos, o medo é crescente e tem conteúdo emocional angustiante.

Muitas pessoas já tiveram pesadelos com situação aterrorizantes, principalmente com monstros de várias espécies, com vampiros que sugam nosso sangue, com zumbis (mortos vivos) que comem nosso cérebro e com a morte.

A maioria das pessoas tem medo de morrer e já sonharam que estavam morrendo ou com seu próprio velório.

A personificação da morte na mitologia grega é representada por Tanatos.

Tanatos é filho de Érebro (escuridão do mundo inferior) e Nix (noite). É irmão gêmeo de Hipnos Deus do sono e tio de Morfeu deus dos sonhos. É representado por um homem alado de asas negras e cabelos prateados. Tem como vestimenta uma couraça prateada com saiote em farrapos preto. Sua arma é uma grande foice no formato de ceifadeira.

Tanatos é o Deus encarregado de levar as almas dos mortos até Hades (Deus do submundo, senhor do mundo inferior) onde elas serão julgadas e com tal julgamento, Hades decide se terão sofrimento eterno ou uma vida pós- morte normal ou abençoada.


4º Setor: O Sonho pode ser realidade

 

Quem nunca sonhou que estava em um lugar belo, onde as matas são preservadas com várias espécies de plantas e animais e que as águas são limpas, claras e puras? Esse é um dos sonhos que queremos e lutamos, pois, querer, com fé, é poder.

Os negros trazidos da África para serem escravizados no Brasil sempre sonharam com seus ricos trajes de guerras e não com os trapos que eram obrigados a usar, sempre tiveram o sonho de liberdade e lutaram muito contra os maus tratos e para que essa liberdade acontecesse.

Outro sonho que lutamos para que se torne realidade é uma educação de qualidade onde, todos nós possamos ter o direito a uma boa formação através dessa educação qualificada. Escola de qualidade é um sonho que lutamos para que possa ser concretizado.

Azul, branco e rosa são nossas cores, nosso símbolo possui a mão negra e branca significando a formação do povo de Biguaçu. Possui um ramo de café que representa a agricultura e um ramo de louro que significa glórias e conquistas de nossa gente. A coroa representa os reis e rainhas que chegaram ao Brasil sejam eles reis europeus ou africanos, pois muitos negros que chegaram como escravos eram reis e rainha na África.

De uma reunião de um grupo de amigos amantes do carnaval surge um sonho e, em 2014 na Avenida do carnaval biguaçuense, esse sonho se concretiza. Pedimos licença à família carnavalesca de Biguaçu para debutarmos nesta Avenida e juntos abrilhantarmos esta grande festa popular. Nossas Raízes um sonho que se tornou realidade.

Finalizando nossos sonhos, é hora de acordarmos e voltarmos à realidade, pois, o dia já vem raiando e o astro rei brilha lá fora. É hora de por nossos sonhos em pratica e pensar no futuro.

“Que o amanhecer seja tão encantado

Como a magia das fadas…

Que o gênio da lâmpada

Realize nossos desejos…

Que os problemas da vida sejam pequenos

Como um grão de areia…

Que o brilho do Sol de um novo dia

Nos dê forças para mais um dia de batalha…

Que o amor, o respeito e a amizade

Sejam constantes em nossas vidas…

E que todos os nossos sonhos

Se torne sempre realidade.”

 Luiz Henrique Ferreira

A LUA NO CÉU E AS ESTRELAS BRILHANTES NOS FAZEM SONHAR: NOSSAS RAÍZES UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

AUTORES: Edson do Tamborim e Márcio Martins

INTÉRPRETES: Márcio Martins e Gi Guedes

DE BEM COM A VIDA EU VOU

ENCONTRAR MEU GRANDE AMOR

”NOSSAS RAÍZES” VOU PLANTAR NO CARNAVAL

O NOSSO SONHO HOJE É REAL

 

NO BRILHAR DAS ESTRELAS

A LUA ME JOGOU NOS BRAÇOS DE MORFEU

SONHO MEU, SONHO MEU

SERES DE UM MUNDO ENCANTADO ENCONTREI

ABRIRAM-SE OS PORTAIS DA IMAGINAÇÃO

A INOCÊNCIA SE TRANSFORMA EM DIVERSÃO

VOU VIAJAR EM BUSCA DA FELICIDADE

TANTO FAZ SE É UTOPIA OU REALIDADE

INESQUECÍVEL É UM SONHO DE CRIANÇA

ILUMINADO DE TERNURA E ESPERANÇA

ME APAIXONEI

PELA DEUSA DA BELEZA E DO AMOR

A SORRIR  COM O PALHAÇO BRINQUEI

O FARÁO É LUXO SÓ

UM SUPER-HERÓI ME SALVOU

DOS MONSTROS NO MEU PESADELO

MAS VOU SONHAR, NÃO ABRO MÃO

DE UM MUNDO MELHOR DE VERDADE

PRO SONHO SE TORNAR REALIDADE

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *