Cancelado Desfiles das Escolas de Samba de Florianópolis

 Comunidade chora cancelamento dos desfiles.
Comunidade chora cancelamento dos desfiles.

Foi oficializado na manha desta quarta feira (16/01) na sala da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) o cancelamento dos desfiles das escolas no dia 09 de fevereiro. A coletiva agendada pela Liga com a presença das escolas de samba do grupo especial e grupo de acesso aconteceu na passarela do samba. As escolas irão sentar e planejar os desfiles para 2014. Uma nova reestruturação e planejamento estão programados para executar os trabalhos que visam os desfiles do próximo ano.

leia na íntegra o pronunciamento feito pela Liga.

Silenciaram o tamborim, calaram a cuíca e o chocalho, apagaram a alegria e a criatividade . O povo, incrédulo, assiste mais um sonho terminar. Num país onde a população é refém de orçamentos mal elaborados, planilhas indecifráveis e prestações de contas inacessíveis a vida do cidadão é desrespeitada até mesmo na hora de manifestar a maior e mais rica de suas manifestações: a cultura popular!

Diante deste cenário, em virtude da não liberação de recursos para a realização do Carnaval, e da falta de tempo hábil para outras providências e para a elaboração de fantasias e adereços, a LIESF/Liga das Escolas de Samba de Florianópolis comunica oficialmente que NÃO haverá desfile das Escolas de samba na Passarela “Nego Quirido” em 2013.

Depois de uma batalha desigual, que durou mais de 6 meses, após discursos vazios, reuniões exaustivas e ranços políticos que acabaram prejudicando a imagem do Carnaval florianopolitano, infelizmente o desfile que embala a maior festa popular do país não será realizado em Florianópolis!

Após oito anos consecutivos de espetáculo, durante os quais a Prefeitura e o Governo do Estado foram parceiros dos projetos elaborados pelas Escolas de Samba para o Carnaval, as agremiações de Florianópolis ainda perplexas recebem a notícia do não pagamento dos recursos previstos em convênio, assinado em outubro de 2012.

Confiantes no trabalho de parceria já realizado em Florianópolis, com o convênio assinado junto a Prefeitura, as escolas trabalharam na confecção do Carnaval e assumiram dívidas com fornecedores e profissionais. Faltando menos de trinta dias para a festa, a notícia atinge o coração das comunidades e faz o povo desacreditar ainda mais das promessas e discursos que acabam por destruir vidas e sonhos.

É importante que o cidadão saiba que por muito tempo a LIESF solicitou a administração da passarela do samba durante o Carnaval, mas o pedido sempre foi negado.Ceder a passarela às vésperas do desfile para que as escolas arquem com toda a estrutura do local e despesas de uma festa deste porte, diante de tudo que já foi gasto para a realização do carnaval, parece um ato final de crueldade.

A informação de que os recursos destinados ao carnaval serão utilizados em outras prioridades na cidade, nos remete a verificação de dotações orçamentárias, já que todos recursos são previamente destinados para áreas já estabelecidas. Portanto, se não houve investimento no carnaval de Florianópolis, que gera, segundo dados da Fecomércio, cerca de 200milhões de reais para o Estado, para onde irá o dinheiro já estabelecido em convênio?

Muitas perguntas ainda permanecem sem resposta. Muitas preocupações rondam as Agremiações que trabalham incansavelmente, com a ajuda da comunidade, para levar arte e cultura ao povo, de maneira pacífica e harmoniosa. Uma das grandes preocupações é com a nova proposta de realização do carnaval nas ruas da cidade. Com a violência que atormenta nossas famílias diariamente como será a segurança de nosso povo? Durante todos os anos de realização do desfile na Nego Quirido, o Carnaval sempre foi extremamente organizado e sem violência, mesmo com um público estimado em 30 mil pessoas.

Diante de todo este cenário, gostaríamos de solicitar às comunidades Florianopolitanas serenidade e sabedoria na luta por nossa dignidade. Vamos continuar nossa caminhada justa e honesta, trabalhando por nossa arte, de cabeça erguida. Não podemos perder a esperança. Ainda existem cidadãos comprometidos com a seriedade, o trabalho, a cultura , a alegria, a vida de um povo. Vamos revitalizar nosso carnaval. Vamos mostrar que juntos podemos muito. Que venha o desfile de 2014!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *