Carnaval 2013. LIESF / Caramuru / Repasses.

A reportagem produzida pela RBS TV no Jornal do Almoço, hoje 08/11, sobre a situação das escolas de samba de Florianópolis, gerou um certo desconforto e preocupação na comunidade do samba.

Segundo a reportagem, os dois principais motivos para o atraso são: “Um desentendimento sobre a burocracia para a liberação de verbas” e “divergências sobre as novas regras do carnaval”

O Secretário Adjunto de Turismo, Carlinhos Silva alegou que a demora para a assinatura do convênio é causado pela falta de documentação de algumas escolas. E que somente quatro escolas estariam aprovadas para a assinatura do convênio.  Segundo informações internas obtidas pelo site Na Avenida, duas escolas estariam com pendências na apresentação da documentação referente ao carnaval 2011, sendo elas Embaixada Copa Lord e Unidos da Coloninha. Este atraso na entrega desta documentação, poderia ser um dos principais motivos pelo convênio não ter sido assinado até o momento.

Outro  assunto preocupante é o problema com o Acesso da Escola de Samba Amigos do Caramuru, que segundo a reportagem, não é aceita pela Liga das escolas de samba de Florianópolis, LIESF. O Presidente da liga, Zeca Machado, disse que: “Não podemos reconhecer a subida do Amigos do caramuru para o primeiro grupo. Não somos contra a escola, mas o disciplinamento tem que ser legal, transparente e absoluto”.

O atraso é um fato. Faltando pouco mais de 3 meses para o carnaval, é possível que saía até 24 de novembro a 1ª parcela para as escolas, blocos e grandes entidades. Os valores que serão contemplados neste carnaval são de 440 mil para as escolas de samba do primeiro grupo, e 250 mil para as escolas do grupo de acesso.

Alguns questionamentos ficam abertos para serem partilhados aqui com os nobres leitores.

1º As escolas que estão regularizadas precisam ficar esperando as “problemáticas”? Tal critério não poderia ser revisto?

2º O que falta para uma decisão definitiva sobre a participação ou não da GRES Caramuru no desfile do grupo principal?

3º Quem ou qual autoridade teria condições de mediar já nos próximos dias a questão LIESF x Caramuru?

Veja a reportagem da RBS TV

<a href="http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/preparativos-para-o-carnaval-2013-estao-atrasados-em-florianopolis/2231444/">http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/preparativos-para-o-carnaval-2013-estao-atrasados-em-florianopolis/2231444/</a>

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

One comment

  1. O que o Zeca está esquecendo é que o carnaval não é da LIESF da PREFEITURA e nem das ESCOLAS. O carnaval é do povo!
    O problema com a prestação de contas de duas escolas não serve como desculpa para o não firmamento do convênio. A unica coisa que não irá acontecer, na pior das hipóteses é que duas escolas não vão posar na foto junto com as outras. Privar as demais escolas de receber o recurso é no mínimo, uma injustiça. Aqueles que erraram que paguem o pato!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *