Carnaval cancelado em Laguna

laguna

NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO

CARNAVAL DAS ESCOLAS DE SAMBA NÃO OCORRERÁ, PORQUE VERBA LIBERADA PELO GOVERNO DO ESTADO, VIRIA SOMENTE VIA PREFEITURA, E A MESMA NÃO QUIS ADMINISTRAR ESSE VALOR.

Liga das Escolas de Samba de Laguna Após recebermos ontem a tão chocante informação de que não haveria mais o Carnaval, a Liga reuniu seus integrantes para as providencias cabíveis. Esperamos receber um documento oficial que nos colocasse a real intenção da prefeitura mas até então nada, entao agora via imprensa, nos deparamos com uma nota da mesma informando que não haveria carnaval por que as escolas optaram em não o fazer.

Entendam os fatos:

Tudo começou lá, antes do Prefeito Everaldo assumir. Em reunião, no Laguna Tourist Hotel em Nov/2012, logo após ter sido eleito, não ainda empossado, só eleito, reuniu-se com as Escolas de Samba para realizar o Carnaval. Naquele ano, sem mesmo ter assumido, foi à luta, e garantiu o Carnaval, garantiu premiação para as três primeiras colocadas, pré-carnaval, estruturas e tudo mais… Além disso, prometeu isentar as Escolas de samba do pagamento de ISS, alegando que como as Bandas e Grupos de Teatros as mesmas poderiam ser isentas por se tratar de Instituições sem fins lucrativos. Assume em 01/01/2013… realiza um belo Carnaval, no ato das premiações, juntamente com representantes do governo de Estado – Sec. De Turismo estadual e municipal, no âmbito de glória, porque as Escolas de Samba realizaram em 2013 um dos melhores carnavais, aliás nunca deixamos por merecer, enfatizam promessas, de que em 2014, o carnaval seria melhor ainda…. Em abril começam as reuniões com a Secretaria de Turismo, onde a mesma prepara um material para venda dos nossos enredos, cada Escola com seu material. Sugeriram a todas, enredos comerciais, acatamos… Nesse meio tempo, cada escola, indo atrás de seus enredos, confecções de figurinos, sambas, camisetas, viagens para captação de recursos, uma delas com a Sec. Turismo junto, todos esses gastos em nenhum momento, solicitamos alguma ajuda para a Prefeitura, tudo pago pelas escolas, justo. A prestação de contas da liga já estava pronta em maio/2013, esperando apenas a isenção do ISS, que seria de direito, juntamente com o Projeto de 2014, projeto este, que foi entregue em mãos ao Governador em junho/2013. Em agosto/2013 chegou a informação de que não seriamos isento do ISS, até agora não entendemos, e a promessa de isenção? Ok a Liga sem poder retirar a nota de mão de obra…trabalhadores que prestaram serviço de autônomo, mais de 60% da verba recebida, enviou com na Prestação recebidos das escolas, e seus respectivos trabalhadores autônomos, entrega e protocola na SOL, Secretaria de Cultura do Estado em setembro/13, lembrando que não foi entregue por estarmos esperando a isenção da Prefeitura. Em 28/11/13 abre o sistema para cadastro dos projetos de carnaval e fecha em 06/12/13, a Liga cadastra o carnaval, sem restrições para cadastro, entende-se que está tudo certo, mesmo CNPJ, então porque liberam? Em janeiro de 2014, o Prefeito Everaldo, comunica a Liga que a mesma não prestou conta, confirmamos o protocolo, mostramos o mesmo, e chegamos a conclusão de que a SOL, não tinha era analisado.

Nesse meio tempo em novembro ainda a Secretaria de Turismo nos chama, e nos comunica que tinha fechado o Carnaval com um patrocinador master…. e que este, não queria patrocinar o Carnaval das Escolas de samba, portanto nós agora iríamos passar a ser coordenados ou sei lá o que pela Fundação Lagunense de Cultura, simples assim: Não vamos mais nos envolver com o carnaval de vocês, só com o da praia: Frisa o Secretario de Turismo do Município. Fundação Lagunense de Cultura já sabedor de que seria o gestor do carnaval das escolas de samba, nos chama para uma reunião em 09/01/2014. Ali, inteirou-se do que estava acontecendo e se propôs a ir em Fpolis para sanar dúvidas e assim começar os trabalhos. Rolam-se dias, burocracias, e mais burocracias, nada de conclusão. Marca-se mais uma reunião com Prefeito e o mesmo tentar viabilizar o valor pela Fundação de Cultura, que também estava inadimplente com Prestações de Contas de ano anterior, fez de bom grado um documento, enviando a Câmara de Vereadores, o Projeto que seria: 300.000,00 para ADIANTAMENTO às Escolas, afim de que elas pudessem comprar e adiantar os trabalhos, 1.112.000,00 para o Carnaval das Escolas de Samba, e 50.000,00 para quitar a dívida da Fund. Lagunense. de Cultura e esta estar apta para receber o repasse. Lembrando que a estrutura para a realização do Carnaval e Pre seria de responsabilidade da Prefeitura. Camara Municipal de Laguna, marca sessão e aprova todos na íntegra. Em 07/02/2014, leva-se para prefeitura e o Prefeito sanciona e publica em diário Oficial. Tudo acertado. Sem mais, marca-se a data para o repasse do ADIANTAMENTO dos 300,000,00 segunda-feira dia 10/02/2014. Para –se tudo….Reunião no Comitê Gestor em Fpolis – SOL…. Aprovado para todos os municípios os valores designados pelo Governo. Nesse desenrolar, ninguém mais consegue falar com o Prefeito, e a FLC na pessoa do seu representante, espera as coordenadas, e nada resolve, nem assinar o Convenio para o repasse do Governo. Inúmeras informações nos chegam, mas nada de concreto. Recebemos a informação de Fpolis que tudo foi resolvido, que o valor já esta disponibilizado para Prefeitura e esta fazer o convenio com quem é de direito no caso aqui via FLC. Sabe-se que dos três valores, foi apenas um convenio já efetuado, para a Liberação da FLC, os outros dois valores ate o momento nada.

No dia 12/02/2014, a Liga e seus representantes, esperam na ante sala do Sr. Prefeito, conversas com advogados da Prefeitura, afirmam que tudo estaria certo. As Escolas em 12/02/2014, as 16h, estão na espera de alguma informação, ainda ali na ante-sala, e o prefeito passa, e tem a sutileza de perguntar com quem queríamos falar, que o que queríamos, tínhamos que tratar com o Jurídico da prefeitura e não com ele…. Daí frisamos, mais queremos uma posição sua, porque a Verba já esta garantida, e virá pela Prefeitura, e ele responde: – Eu não vou administrar esse dinheiro, quem ficaria de avalista, vocês? Como assim avalista? Para o senhor ser eleito pelo povo o senhor não precisou de avalista!!!!!! Você iria adiantar os 300 mil sem ter avalista, porque não quer receber este valor e fazer o carnaval das Escolas de Samba?

A resposta do Prefeito foi categórica…. Eu não vou administrar esse valor, a Prefeitura não tem interesse. Importante ressaltar: A Liga das escolas de Samba, nunca, em momento algum falou que não tinha parcela de culpa no atraso do recebimento da verba…… Mas lutou até o fim, até dia 12/02/2014 – 18 dias para o Desfile Oficial….. as escolas até ontem estavam se preparando nos barracões, e o poder público, simplesmente anunciou: Não vamos administrar este valor… não nos interessa …. Vocês da Liga não podem recebê-lo, então a culpa não é minha….. Não vamos administrá-lo…..

Uma pena…as Escolas emudecem…. Quem perde? Toda a população lagunense, lagunistas e turistas Com Xavante Xavante Vila Isabel Laguna, Mocidade Independente Do Bairro Progresso, Brinca Quem Pode, Escola de Samba Os Democratas

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *