Coluna de Quinta – Entre palpites, dúvidas e ironias do destino

naavenida

Vozes
Como é bom voltar a ouvir a voz de Jeisson Dias cantando um samba-enredo! Desta vez, abrilhanta o bloco Unidos do Morro do Céu. Sua ausência entre os intérpretes das escolas é daquelas coisas difíceis de entender. O mesmo se pode dizer do espetacular Mará. São intérpretes em nível de Grupo Especial… e não estão sequer no Acesso!  É praticamente uma unanimidade: os dois farão falta neste carnaval e poderiam ter espaço em mais de uma escola.

Ironia do destino
Após várias polêmicas sobre as regras do concurso que elegeu a Rainha do Carnaval de Florianópolis 2014, o resultado remete a uma delas: Leticia Mello, a vencedora, tem 30 anos de idade. Fosse ela, a mesma Leticia, alguns meses mais experiente, não poderia sequer concorrer.

Ironia do destino (2)
A rainha do carnaval de 2014 é da escola que importou uma rainha de bateria.

Carros alegóricos
Os carros alegóricos começaram a chegar na Nego Quirido. É a semana do besteirol proveniente da avaliação de carros desmontados, apagados e incompletos. Haja paciência!

Dúvidas no Grupo de Acesso
Muitas indefinições rondam até mesmo as regras básicas do Grupo de Acesso. Segundo informações apuradas – o blog dará amplo espaço para resposta, caso haja alguma – não há ainda um regulamento definido, faltando oito dias para os desfiles. Infelizmente, em Florianópolis se trabalha com a lógica invertida: não se pensa na primeira coisa que se deveria definir, que são as regras da competição. Diga-se de passagem, é uma etapa que não exige dinheiro, apenas organização e boa vontade. Não desfaço do valor de muitos abnegados destas escolas, que trabalham com dificuldades ainda maiores que as do Grupo Especial. Porém, fica o alerta: seguir esta lógica invertida e não pensar em etapas que devem ser tratadas com cuidado é um vício do grupo principal que não deve ser copiado. Começar assim não é um bom sinal.

Dúvidas no Grupo de Acesso (2)
A escola campeã do segundo grupo terá uma vaga no Grupo Especial em 2015?  Caso contrário, é bom mudar o nome, pois o Grupo só pode ser “de Acesso” se der “acesso” a algo de fato. Ouvi esta dúvida de integrantes de três escolas diferentes. Com a palavra, a LIESF.

Venda de ingressos
Foi muito mais organizada e rápida do que em anos anteriores. Houve avanços, mas pecou pela péssima divulgação de informações básicas e por – de novo! – praticamente inviabilizar o turismo de avenida.

Palpites
Neste ano, os palpites estão mais dispersos do que nos anos anteriores. Há uma óbvia tendência às apostas na União da Ilha da Magia, atual bicampeã. Muitas são as incertezas sobre o peso que terá a reedição para a Unidos da Coloninha. Há algum temor de que o histórico do samba leve à pressão pela nota 10 automática. Para espantar este receio, basta lembrar do aumento da exigência e rigor que a comissão organizada pelo Sr. Brandão trouxe ao nosso carnaval. Aguardemos!
A escola do continente deve levar alguma vantagem em Harmonia. Afinal, no contexto de Florianópolis, com a divulgação nula dos sambas e a precariedade das estruturas para ensaio de canto, é difícil competir neste quesito contra um canto “treinado” há trinta anos. A Protegidos da Princesa tem no setor musical sua maior força – para a infelicidade da escola, não tem aberto a diferença esperada em quesitos como Bateria – acompanhada por um enredo de forte valor cultural e novas diretrizes no trabalho visual, que devem solucionar problemas de anos anteriores e fortalecê-la na briga. A Copa Lord é sempre candidata, pela força de sua comunidade, que faz a magia acontecer na avenida. E a Consulado pretende mostrar na pista que, como diz seu samba, “a raiz renasceu” de fato. Prognósticos antes da manhã de domingo são, mais do que nunca, mero “achismo”. Todas as escolas têm problemas a superar, e todas têm condições de alcançar o campeonato, mesmo que algumas estejam “uma cabeça” à frente da corrida. Será uma bela disputa!

Visão das arquibancadas
Quando terminava de escrever a coluna, chegou uma reclamação: o Camarote Skol Beats deve tirar a visibilidade de parte do desfile para as arquibancadas. Deixo o assunto para o colega Jorge Lautert. Como sabem, não tenho mais paciência para escrever sobre essas questões.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 comments

  1. Espero que nesse ano as escolas, Liesf e prefeitura ou quem quer que se ache maior que nosso carnaval não proíbam os populares de verem os carros alegóricos ainda em sua montagem na avenida. É a diversão do povo.

  2. Pois é , acho um absurdo sendo que a faixa dela é de 2014 e a idade dela de 2014 é 31 , enquanto tinha outras candidatas , com mais beleza,corpo,carisma e SAMBA , elegem a tal candidata por responder bem a pergunta, sendo que rainha de carnaval tem que SAMBAR, já foi a epoca que rainha tinha que ter samba e corpão , hoje em dia , é só fazer um belo discurso, tirar as favoritas do concurso e apelar pra outros tipos de coisas e pronto.. Assim é fácil ganhar né povo.. Que carnaval é esse.. Rainha de carnaval fala com os PÉS ! Rinha tem que ter historia no carnaval pra representar o povo …

  3. A não ser que algo de muito inusitado aconteça, acho que as posições serão as mesmas do ano passado. UIM e Coloninha brigando pelo título, Copa no meio e, Protegidos e Consulado se matando na degola. Sou Protegidos e estou com muito medo da escola ficar em 5º. Pelo clima que se vê até aqui entre as escolas, não consigo ver a Protegidos com força nem pra ficar em 4º lugar, considerando, principalmente os problemas recorrentes em anos. Mas a torcida, a esperança e a ansiedade estão grandes. Quero mais é me façam morder a língua! VAMO PRINCESA!

  4. Eu sou Protegidos, e sempre acredito que a “disputa é na avenida”,
    tudo depende de nós, vamos lá componentes, cantar o samba é
    o mínimo que se deve fazer, HARMONIA vale ponto, é importante, é
    básico! Então “Se foi vc. quem pintou o colorido, sou imperador menino
    num cortejo divinal, e o povo como se fosse uma aquarela, desce o morro
    e faz da passarela a obra viva de um artista genial”….Cantemos!!!!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *