COPA LORD – Análise do enredo e samba

DSC02209

A quarta escola de samba a desfilar na Passarela Nego Quirido é a tradicional Embaixada Copa Lord, carinhosamente chamada de “a mais querida”. A agremiação levará para a Nego Quirido o enredo  “Manjericão – um banho de fé”, cuja autoria é de Anderson Oliveira, Leo Zeus e Willian Tadeu.

O enredo faz uma viagem na história tendo como referencial o manjericão, esta folha simples, porém de grande importância através dos tempos, principalmente nas questões relacionadas à fé, seja qual for a origem. Penso que há muito o que se mostrar na passarela em razão das muitas formas de ser usada a folha do manjericão. É um enredo que, através de um fio condutor (o manjericão), explora as mais diversas formas de manifestação de fé. Através de uma simples folha, a agremiação dará uma verdadeira aula de história da fé, além de acontecimentos históricos relacionados à influência do manjericão. Uma boa ferramenta para desenvolver um bom tema. A sinopse mito bem escrita, consegue observar a evolução cronológica dos fatos que serão apresentados, o que é fundamental em se tratando de enredos que se propõem a contar fatos passados. Particularmente, é enredo perfeito para um orçamento bem mais generoso.

O samba é assinado por Willian Tadeu, Barão, Fred Inspiração, Jean Leiria e Nellipe Costa, este também é o intérprete oficial. Ter um dos autores do enredo na parceria do samba é garantia da certeza da adequação do enredo, por isso é até mais tranquilo não errar nessa parte na análise. O samba então é fiel à sinopse, mas com um detalhe interessante: não é descritivo, ou seja, mesmo a sinopse apresentando muitos detalhes, a parceria abusou (no bom sentido) da poesia e soube sintetizar os fatos como nos versos “um cheiro tão bom na brisa do mar leva meu samba a navegar” para narrar a passagem do manjericão para o novo mundo. A propósito a melodia do referido verso é muito bonita e traz uma certa leveza ao cantar.

Sandro Roberto – Equipe Na avenida

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *