COPA LORD – Análise do enredo e samba

DSC02209

A quarta escola de samba a desfilar na Passarela Nego Quirido é a tradicional Embaixada Copa Lord, carinhosamente chamada de “a mais querida”. A agremiação levará para a Nego Quirido o enredo  “Manjericão – um banho de fé”, cuja autoria é de Anderson Oliveira, Leo Zeus e Willian Tadeu.

O enredo faz uma viagem na história tendo como referencial o manjericão, esta folha simples, porém de grande importância através dos tempos, principalmente nas questões relacionadas à fé, seja qual for a origem. Penso que há muito o que se mostrar na passarela em razão das muitas formas de ser usada a folha do manjericão. É um enredo que, através de um fio condutor (o manjericão), explora as mais diversas formas de manifestação de fé. Através de uma simples folha, a agremiação dará uma verdadeira aula de história da fé, além de acontecimentos históricos relacionados à influência do manjericão. Uma boa ferramenta para desenvolver um bom tema. A sinopse mito bem escrita, consegue observar a evolução cronológica dos fatos que serão apresentados, o que é fundamental em se tratando de enredos que se propõem a contar fatos passados. Particularmente, é enredo perfeito para um orçamento bem mais generoso.

O samba é assinado por Willian Tadeu, Barão, Fred Inspiração, Jean Leiria e Nellipe Costa, este também é o intérprete oficial. Ter um dos autores do enredo na parceria do samba é garantia da certeza da adequação do enredo, por isso é até mais tranquilo não errar nessa parte na análise. O samba então é fiel à sinopse, mas com um detalhe interessante: não é descritivo, ou seja, mesmo a sinopse apresentando muitos detalhes, a parceria abusou (no bom sentido) da poesia e soube sintetizar os fatos como nos versos “um cheiro tão bom na brisa do mar leva meu samba a navegar” para narrar a passagem do manjericão para o novo mundo. A propósito a melodia do referido verso é muito bonita e traz uma certa leveza ao cantar.

Sandro Roberto – Equipe Na avenida

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

2 comments

  1. Olá organizadores da copa lord. Gostaria de saber se no acervo da escola tem algumas fotografia da Nega Tide ou se algum dos membros da escola tem algum registro em vídeo ou fotografia dela desfilando. É que estou fazendo um trabalho artístico sobre ela na UDESC. Meu email é jokafloripa@gmail.com e meu nome é José Carlos da Rocha – artista plástico. Fico no aguardo de uma resposta. Antecipo meus agradecimentos. Att. Rocha

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *