Exclusivo: Nellipe canta o samba do Acadêmicos do Sul da Ilha para 2014

academicos2014O Acadêmicos do Sul da Ilha recebeu com exclusividade o site Na Avenida na noite desta terça-feira, na sede da Liga Operária, para apresentar em primeira mão aos leitores o samba de 2014, que será lançado oficialmente no próximo domingo. Nellipe será mais uma vez o intérprete oficial da azul-e-rosa, defendendo de Conrado Laurindo, Ricardo Abraham, Sequinho do Cavaco e Willian Tadeu. O enredo Rebeldes, sim! E por que não?, lembra as canções contra a Ditadura Militar, que completa 50 anos em 2014.

O intérprete Nellipe recebeu hoje a obra que defenderá na avenida e fez questão de dar uma palhinha do samba. “Os compositores passaram pra gente hoje, estamos pegando, mas vale uma amostra. É um samba bonito, vale a pena divulgar, tenho certeza que a comunidade da Tapera vai cantar junto”, afirmou o jovem intérprete, revelação dos últimos carnavais. “Hoje é um improviso, domingo estará na ponta da língua”, brincou.

Carnavalesco e um dos autores do samba, Willian Tadeu demonstrou entusiasmo com a composição: “Os últimos sambas pegaram na veia, mas esse é o mais bonito do Acadêmicos. Expressa de maneira poética toda a sensibilidade que envolve as composições contra a Ditadura. É um samba ousado e pouco convencional, como na parte em que fala do vento e a nota prolongada lembra um sopro”. Conrado Laurindo, que além de compositor é Diretor de Carnaval, concordou: “Tem também a parte da corda bamba, que lembra a tensão do equilibrista. É um samba fácil de cantar, mas é melodioso. Os dois refrões são fortes, do jeito que a comunidade gosta.”. Em seu primeiro ano na agremiação da Tapera, Ricardo Abraham destaca a contribuição do tema para a composição. “Tem toda uma carga emocional, as canções são muito ricas e permitem várias jogadas poéticas e metáforas lembrando suas letras, no estilo que gostamos de trabalhar”, disse.

O lançamento oficial ocorrerá no próximo domingo (15), a partir das 15 horas, na sede localizada na Rua do Juca, no bairro Tapera. No evento, a azul-e-rosa receberá a Unidos da Coloninha. Sequinho, o presidente-compositor, convoca: “É hora de comparecer em peso para esse grande momento. Peço que a comunidade da Tapera e todo o povo do samba comecem a aprender o samba pra fazermos uma festa bonita no domingo”.

Confira abaixo o vídeo em que Nellipe canta pela primeira vez o samba de 2014, acompanhado pelo cavaco de Sequinho e por um coral improvisado por Willian Tadeu e Julíbio, o Bill, integrante da comissão de frente.

Acadêmicos do Sul da Ilha
Carnaval 2014 – Samba Oficial
Enredo: Rebeldes, sim! E por que não?
Compositores: Conrado Laurindo, Ricardo Abraham, Sequinho do Cavaco e Willian Tadeu
Intérprete: Nellipe

A canção
Sentou num banquinho e tocou violão
Pegou a guitarra, soltou as amarras da sua emoção
Vendo a liberdade exilada
Nossa Pátria torturada
“Caminhando contra o vento”, foi…
Mudar a história desse meu país
Ver a verdade que o povo diz
“E por que não?” fazer um dia mais feliz
Nos palcos, seu grito oprimido em rebelião
Derramou pra juventude a poesia do seu coração

Vem “a banda”, leva a galera
“Seguindo a canção”… Tapera!
Quem vai proibir o amanhã de raiar?
“Apesar de você”, meu canto no ar

Se o “pesadelo” assombrar
“Um samba no escuro” tocar
“O que será que me dá?”
Milhares de acordes nas ruas, esquinas
Ver a liberdade gerar tantas rimas, “eu vou…”
Enxugar o meu “pranto escondido”
E quebrar o “cálice” temido
Florescendo a esperança que dança
“Na corda bamba” a equilibrar
“Acende as velas” pra iluminar meu Brasil
É a Academia que “vai passar” como nunca se viu

Chegou a hora pro povo festejar
“O show tem que continuar”
Do Astro-Rei, sigo a cadência
O Sul da Ilha é minha resistência

Leia também:
Carnaval/SC: Acadêmicos do Sul da Ilha escolhe corte para 2014
Acadêmicos do Sul da Ilha inaugura sede
Making Off da gravação do samba de 2013

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *