Exclusivo: Nellipe canta o samba do Acadêmicos do Sul da Ilha para 2014

academicos2014O Acadêmicos do Sul da Ilha recebeu com exclusividade o site Na Avenida na noite desta terça-feira, na sede da Liga Operária, para apresentar em primeira mão aos leitores o samba de 2014, que será lançado oficialmente no próximo domingo. Nellipe será mais uma vez o intérprete oficial da azul-e-rosa, defendendo de Conrado Laurindo, Ricardo Abraham, Sequinho do Cavaco e Willian Tadeu. O enredo Rebeldes, sim! E por que não?, lembra as canções contra a Ditadura Militar, que completa 50 anos em 2014.

O intérprete Nellipe recebeu hoje a obra que defenderá na avenida e fez questão de dar uma palhinha do samba. “Os compositores passaram pra gente hoje, estamos pegando, mas vale uma amostra. É um samba bonito, vale a pena divulgar, tenho certeza que a comunidade da Tapera vai cantar junto”, afirmou o jovem intérprete, revelação dos últimos carnavais. “Hoje é um improviso, domingo estará na ponta da língua”, brincou.

Carnavalesco e um dos autores do samba, Willian Tadeu demonstrou entusiasmo com a composição: “Os últimos sambas pegaram na veia, mas esse é o mais bonito do Acadêmicos. Expressa de maneira poética toda a sensibilidade que envolve as composições contra a Ditadura. É um samba ousado e pouco convencional, como na parte em que fala do vento e a nota prolongada lembra um sopro”. Conrado Laurindo, que além de compositor é Diretor de Carnaval, concordou: “Tem também a parte da corda bamba, que lembra a tensão do equilibrista. É um samba fácil de cantar, mas é melodioso. Os dois refrões são fortes, do jeito que a comunidade gosta.”. Em seu primeiro ano na agremiação da Tapera, Ricardo Abraham destaca a contribuição do tema para a composição. “Tem toda uma carga emocional, as canções são muito ricas e permitem várias jogadas poéticas e metáforas lembrando suas letras, no estilo que gostamos de trabalhar”, disse.

O lançamento oficial ocorrerá no próximo domingo (15), a partir das 15 horas, na sede localizada na Rua do Juca, no bairro Tapera. No evento, a azul-e-rosa receberá a Unidos da Coloninha. Sequinho, o presidente-compositor, convoca: “É hora de comparecer em peso para esse grande momento. Peço que a comunidade da Tapera e todo o povo do samba comecem a aprender o samba pra fazermos uma festa bonita no domingo”.

Confira abaixo o vídeo em que Nellipe canta pela primeira vez o samba de 2014, acompanhado pelo cavaco de Sequinho e por um coral improvisado por Willian Tadeu e Julíbio, o Bill, integrante da comissão de frente.

Acadêmicos do Sul da Ilha
Carnaval 2014 – Samba Oficial
Enredo: Rebeldes, sim! E por que não?
Compositores: Conrado Laurindo, Ricardo Abraham, Sequinho do Cavaco e Willian Tadeu
Intérprete: Nellipe

A canção
Sentou num banquinho e tocou violão
Pegou a guitarra, soltou as amarras da sua emoção
Vendo a liberdade exilada
Nossa Pátria torturada
“Caminhando contra o vento”, foi…
Mudar a história desse meu país
Ver a verdade que o povo diz
“E por que não?” fazer um dia mais feliz
Nos palcos, seu grito oprimido em rebelião
Derramou pra juventude a poesia do seu coração

Vem “a banda”, leva a galera
“Seguindo a canção”… Tapera!
Quem vai proibir o amanhã de raiar?
“Apesar de você”, meu canto no ar

Se o “pesadelo” assombrar
“Um samba no escuro” tocar
“O que será que me dá?”
Milhares de acordes nas ruas, esquinas
Ver a liberdade gerar tantas rimas, “eu vou…”
Enxugar o meu “pranto escondido”
E quebrar o “cálice” temido
Florescendo a esperança que dança
“Na corda bamba” a equilibrar
“Acende as velas” pra iluminar meu Brasil
É a Academia que “vai passar” como nunca se viu

Chegou a hora pro povo festejar
“O show tem que continuar”
Do Astro-Rei, sigo a cadência
O Sul da Ilha é minha resistência

Leia também:
Carnaval/SC: Acadêmicos do Sul da Ilha escolhe corte para 2014
Acadêmicos do Sul da Ilha inaugura sede
Making Off da gravação do samba de 2013

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *