Floripa – Conheça a sinopse da União a Ilha da Magia para o Carnaval 2019

união da ilha da magia

Imagem do Logo da União da Ilha da Magia

Confira a sinopse da União da Ilha da Magia para o Carnaval 2019

Enredo: “Lagoa da Conceição, todos os ventos passam por aqui!”

A União da Ilha da Magia foi buscar inspiração para o seu carnaval em algo que a mãe natureza nos presenteou, e que para nós, Manezinhos da Lagoa da Conceição, aprendemos a respeitar e admirar: O Vento.

A Gaivota Real alça voo ao sabor dos ventos com as benções de nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição na busca de novos horizontes e contempla do alto as belezas de nossa lagoa e praias, que é pura inspiração.

A imaginação faz um voo ao passado onde encontramos nossos primeiros colonizadores vindos do além-mar, descobrindo que para uma nova vida aqui ter, o poder dos ventos será preciso entender. Assim os açorianos fizeram a leitura desse novo paraíso chamado ilha de Santa Catarina e a vida prosperou.

O alimento de cada dia era retirado com as bênçãos da Mãe Natureza, assim prosperou a pesca com inúmeras colônias de pescadores que sabiam quando ir e voltar do mar de acordo com a leitura dos ventos. O mesmo aconteceu com o plantio dos alimentos, os agricultores aprenderam que com o vento não se brinca e escolhiam semear seu plantio com o vento que afaga as colheitas e a temer o vento que traz tempestades e destruição. O mais temido é o vento sul que assusta e traz fortes tempestades, este fenômeno recebeu até um apelido local, ficou conhecido na região como a chegada da TRIBUZANA pois tem força e faz estragos e barulho.

O tempo passou, tudo se transformou, mas a beleza desse lugar paradisíaco se internacionalizou, e para cá, nas altas temporadas, seguem turistas das mais diversas regiões para contemplar belezas e serem acariciados por uma brisa que apaixona.

O encantamento vem carregado de diversão e lazer, onde na praia da Joaquina, os ventos agitam os tamanhos das ondas, que são perfeitas para a pratica do surf. Na Lagoa da Conceição, são vistos o colorido das velas dos praticantes do Windsurfe que deslizam na calmaria de suas águas. E na rampa do alto do Morro da Lagoa, os praticantes do voo de asa delta se lançam ao sabor dos ventos para contemplar sua estonteante beleza natural.

E com essa natureza abençoada, o vento carinhosamente te afaga como numa intensa relação apaixonada, mas as vezes, em raros momentos, ele surge forte maltratando suas belezas como numa briga de amor. Essa relação muitas vezes calma, outras vezes tempestuosa é fonte de inspiração para poetas e compositores que tentam te decifrar através de poesias e canções.

Neste carnaval a União da Ilha quer ser a TRIBUZANA da Nego Quirido e encharcar a avenida com a alegria da nossa comunidade. Pedimos que “Ventos” fortes nos impulsionem na direção certa e nos façam novamente “especial”, pois afinal de contas, somos filhos da Lagoa da Conceição, e aprendemos desde cedo, que todos os ventos passam por aqui!

Carnavalesco: Jaime Cezário

 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *