LIESF em missão no Rio de Janeiro

fernandoazevedocarnasambacom620

A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, em parceria com o SEBRAE/SC, embarca na próxima quinta-feira (18) para o Rio de Janeiro para uma missão empresarial que busca novos rumos e desafios para o carnaval da Grande Florianópolis. A comitiva, composta pelos diretores da Liga, presidentes das escolas de samba, empresários e fornecedores, irá participar do 2º Encontro Nacional de Samba (Sambacon) e da 2ª edição da Feira Carnavalia. 28 pessoas irão compor a delegação.

A missão tem o objetivo de realizar na feira uma radiografia das práticas de gestão voltadas à cadeira produtiva do carnaval, trazendo novas experiências para tudo que envolve o espetáculo da nossa região.

No encontro, que acontece de 18 a 20 de junho, no Centro de Eventos SulAmérica, no Rio de Janeiro, haverá palestras com os temas: o Carnaval como gerador de negócios, empreendedorismo, gestão, inovação e criatividade no Carnaval, formalização de fornecedores, modelos de gestão dos Carnavais nacional e internacional.

A Liesf irá ocupar um espaço no estande institucional do SEBRAE/RJ para a exposição de material institucional do carnaval de Florianópolis.

Na agenda da missão ao Rio de Janeiro estão previstas visitas a empresas fornecedoras de artigos de carnaval e também à Cidade do Samba.

Na quinta-feira, na chegada ao Rio, a comitiva participa de uma palestra que será ministrada por um técnico do SEBRAE/RJ, acerca do assunto Empreendedorismo de Pequenos Negócios no Carnaval.

O projeto da Liga com o SEBRAE/SC, firmado em maio deste ano, chama-se “Turismo e Negócios: Carnaval na Grande Florianópolis” e visa transformar o carnaval da região em um produto turístico qualificado e competitivo. O acordo é de 2 anos de parceria.

PROGRAMAÇÃO DO 2º SAMBACON/CARNAVALIA

18/06/2015 – Quinta-feira

17h – MESA DE ABERTURA
19h – Visita das autoridades à Feira
20h30 – Show de abertura – Lucio Sanfilipo (Samba e Ciranda)
Participação Especial – Cantora ALCIONE (MARROM)

19/06/2015 – Sexta-feira

14h – ABERTURA DA FEIRA

14h/15h – Painel Acadêmico (auditório): O Ideário Barroco e o Imaginário Carnavalesco – Milton Cunha
15h/15h30 – Apresentação Artística

15h30/17h – MESA 1 – O Marketing no Carnaval – Como as empresas se beneficiam com a festa; A valorização das marcas; Comercialização, marketing e patrocínio.

Debatedores: André Dias – Diretor de Projetos Especiais da TV Globo; Duda Magalhães – Diretor-Geral da agência Dream Factory – empresa responsável pela organização do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro e São Paulo; Gustavo Piva de Andrade – Advogado; Mestre em Direito da Propriedade Intelectual pelo Franklin Pierce Law Center (EUA); sócio do escritório Dannemann Siemsen, com vasta experiência na área de marcas e de proteção de direitos de marketing relacionados a grandes eventos de mídia. Antonio Pedro Figueira de Mello – Secretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro; Jorge Castanheira – Presidente da Liesa – Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro; Mediadora – Célia Domingues – Presidente da Amebrás – Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil.

17h/17h30 – Apresentação Artística

17h30/19h – MESA 2 – Carnaval pelo Mundo – Os diferentes modelos dos carnavais pelo mundo.

Debatedores:

Fred Góes – Nova Orleans – EUA – Professor/Doutor em Teoria Literária do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua também nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde lidera, com apoio do CNPq, o Grupo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutoramento junto ao Stone Center for Latin American Studies da Universidade de Tulane, Nova Orleans, EUA. Seu projeto comparativo entre o carnaval carioca e o de Nova Orleans, na virada do século XIX para o XX, recebeu o primeiro lugar, tornando-se o primeiro agraciado com a bolsa na área de humanidades da Fundação, junto àquela Universidade;

Richard Galbraith – Londres – Inglaterra – Diretor do Notting Hill London Carnaval Parade, o Carnaval de Notting Hill, tradicional bairro londrino, considerada a maior festa de rua da Europa, com mais de 40 gigantescos grupos de música desfilando pelas ruas do bairro e centenas de milhares de visitantes. Com uma combinação de música e culinária do Caribe, a festa acontece desde 1966 e foi criada pelos imigrantes afro-caribennhos residentes em Londres como uma resposta a uma onda de incidentes racistas da época;

Profa. Liliana Bartolucci – San Luis – Argentina – Ministra de Turismo y das Culturas, responsável pelo evento Carnaval do Rio em San Luis, que desde 2010 leva sambistas que desfilam no Grupo Especial e algumas Escolas da Série A do Carnaval Carioca para apresentar 3 dias de desfile, assistidos ao vivo por milhares de pessoas e transmitidos em Rede Nacional para todo país. Destaque-se que há 3 anos, a partir do desenvolvimento de um projeto de inclusão social, foi criada a 1ª Escola de Samba da província que se integra aos 3 dias de desfile;

Nobuyuki Suwa – Tóquio – Japão – Secretário Gerente do Comitê Executivo do Asakusa Samba Carnival, o maior carnaval fora do Brasil que acontece sempre no último sábado de agosto no bairro de Asakusa em Tóquio. Cerca de 500 mil pessoas, de todas as etnias, se deslocam de diversas partes do Japão para assistir ao desfile de cerca de 20 Escolas de Samba e mais de 5 mil sambistas e passistas.

Mediador:

Milton Cunha – Professor Doutor em Teoria do Carnaval pela UFRJ e carnavalesco.

19h/19h30h – Apresentação Artística.

19h/20h30 – Roda de Conversa na Sala VIP: Os Modelos de Gestão dos Carnavais no Brasil – Uma mesa redonda com os presidentes/diretores das ligas e associações de escolas de samba de todo o Brasil. (espaço da sala Vip – só convidados)

20h30/22h30 – Show – roda de samba

20/06/2015 – Sábado

14h -ABERTURA DA FEIRA

14h/15h – Painel Acadêmico (Auditório) – As transconexões: Corpo e Persona na Folia – Samuel Abrantes / Samille Cunha / Amaro Amaral e suas criações para o Ameno Resedá – Madson Oliveira – Professores Doutores da Escola de Belas Artes – UFRJ

15h/15h30 – Apresentação Artística

15h30/17h – MESA 3 – Carnaval de Rua – A Festa pelo Brasil; Várias cidades assistem o incrível crescimento da festa nas ruas. O que fazer? Como encarar esse crescimento? Quais são os limites?

Debatedores: Rita Fernandes – Presidente da Sebastiana; Pedro Manoel da Costa – Presidente do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador; Andrei Rodrigues – Secretário Extraordinário de Grandes Eventos do Governo Federal; Carlos Alberto Damasceno – Diretor de Eventos da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte). Mediador – Gustavo Mostof – Diretor de Operações da Riotur.

17h/17h30 – Apresentação Artística

17h30/19h – MESA 4 – O Carnaval como Gerador de Negócios: A visão do fornecedor. Geração de empregos.

Debatedores: Cesar Vasquez – Diretor Superintendente do Sebrae-RJ. Ronaldo Darzi – Sócio da Casa Pinto (Fornecedora de Tecidos). Fernando Nicory – Diretor da Magma Ind. Com. Têxtil (Fornecedora de Laminados). Luis Pinheiro Junior – Sócio do Palácio dos Cristais (Fornecedora de Cristais e Pedrarias). José Antonio Rodrigues – Produtor Cultural e Diretor da Revista Plumas e Paetês. Mediador – Phillipe Campello – Subsecretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro.

19h/19h30 – Apresentação Artística

19h30/21h – MESA 5 – O Espetáculo que se Renova: A evolução dos desfiles das escolas de samba, tradição x modernidade. As novas tecnologias no Carnaval. Enredo Patrocinado.

Debatedores: Rosa Magalhães – Carnavalesca do GRES São Clemente. Renato Lage – Carnavalesco do GRES Acadêmicos do Salgueiro. Paulo Barros – Carnavalesco do GRES Portela. Cahê Rodrigues – Carnavalesco do GRES Imperatriz Leopoldinense. Kaxitu Ricardo Campos – Presidente da UESP – União das Escolas de Paulistanas.
Fabiana Amorim / Bruno Tenório- Captadores da GRES Unidos da Tijuca. Mediador – Robson Aldir – Radialista.

21h00/ 22h30 – Show

Fonte: Diretoria de Comunicação LIESF

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *