No Passo do Samba com Renata Oliveira

Renat oliveira

A coluna “No Passo do Samba” de Manu Ribeiro apresenta :

Renata Rosângela Oliveira

2000 – 2 Princesa do Carnaval de Florianópolis
2001 – Rainha da bateria da Embaixada Copa Lord
2002 – 2 Princesa do Carnaval de Florianópolis
2007 – 1 Princesa do Carnaval de Florianópolis
2009 – Cidadã samba embaixada Copa Lord
2010 – 2 Princesa do Carnaval de Florianópolis
2011 – Rainha do Carnaval de Sao Jose
2012 – Rainha do Bloco Jardim das Palmeiras
2012 – Rainha do Carnaval de Florianópolis
Rainha do Clube Novo Horizonte 2001
Rainha da Fenaostra 2007 e 2008 (Quebrando o tabu de 1 negra já eleita no concurso)
Rainha do Clube 1 de Junho 2013

 

Quando você iniciou no carnaval?

Iniciei no Carnaval com cinco anos na ala das crianças da Coloninha (Sambando só para o lado direito…rsrsrs)

 

Quem incentivou e lhe deu apoio? 

Meus maiores incentivadores foram meus pais que sempre foram apaixonados pelo Carnaval (isso é tão verdade que os dois se conheceram na sede da Copa Lord).


Qual escola de samba?

Eu tive contato com praticamente todas as escolas da Capital. Comecei na Coloninha na ala das crianças, saí uns dois anos consecutivos. Em 2000 quando fui participar do concurso da Rainha, fui à Coloninha pra ver se eu poderia representá-los no Concurso, porém, o presidente na época disse-me que eu era muito baixinha para representá-los, na mesma noite meu pai disse “sei onde vais ser bem recebida”, aí fomos a Protegidos onde tive uma calorosa hospitalidade do Carlão, Renato Reis e Rejane Fraga, que prontamente me abriram as portas da escola na qual conquistei o título de 2° princesa do carnaval de Florianópolis. Assim que iniciei na corte com 15 anos, tive contato imediato com a Jaque e com o Adilson que eram Copa Lord doentes e eu mesmo sendo Copa Lord nunca tive nenhum tipo de contato com a escola (era só torcer com o meu avô mesmo), e desse meu coração que pulsava forte acabei criando algumas oportunidades por estar sempre com os dois (eles tinham que cuidar de mim, naquela época precisei de autorização do Juizado de menores). Outro contato que tive foi com a União da Ilha da Magia, pois quando eles eram bloco saíamos com eles na Lagoa e depois como destaques na passarela. Com a Consulado eles faziam os carros duas ruas depois da minha casa e por ser do mesmo bairro eu frequentei a quadra algumas vezes. Em 2000 e 2002 a corte do Carnaval podia desfilar em todas as escolas e eu apaixonada saí em todas, no último ano que era permitido meu pai teve que me carregar no colo, pois não conseguia mais andar.

Mas a escola na qual faço parte e me dedico de alma e coração é a Embaixada Copa Lord!


Como passista, qual foi o seu maior sonho?

Meu maior sonho era conquistar o título de Rainha do Carnaval de Florianópolis.


Qual foi a maior emoção e a sua maior decepção no carnaval?

A maior emoção foi conquistar o título de Rainha do Carnaval e a maior decepção ao longo de alguns concursos foi de ver várias meninas que ganharam como princesa, não terem humildade de olhar esse título como uma conquista! É óbvio que todas querem ser a Rainha, mas nem todas estão preparadas e maduras pra isso. Tem sim, meninas que já têm em si a elegância e todos os quesitos que uma rainha deve ter, porém, nem todas pisam naquele palco como tal. Eu vivi os quatro anos que conquistei como princesa, aprendendo, conhecendo e criando as minhas oportunidades que por fim, foi como princesa que conquistei as pessoas por saber que tudo tem seu tempo e que nada é por acaso, e que se um dia eu ganhasse como Rainha seria com glória e sem deixar dúvida (de verdade sem dúvida, porque Graças a Deus obtive votação de todos os jurados) e durante o ano do meu reinado eu dei o melhor de mim!


O que te faz arrepiar?

Os fogos na passarela na entrada da minha escola, aquele primeiro grito não só me fazem arrepiar como chorar.

 

Qual escola Renata representará em 2014?

Há 14 anos defendo o meu pavilhão e depois da conquista de Rainha da nossa cidade, me sinto ainda mais preparada em representar bem a Embaixada Copa Lord


De onde vem essa paixão imensa pelo Carnaval?

Essa paixão vem da inspiração de lindas e marcantes sambistas que tivemos e que eternizaram sua história no meio do samba!


Qual o significado da sua escola de samba na tua vida?

Paixão, gente e oportunidade.


Defina carnaval em uma frase
:

Conjunto de emoções, euforia, detalhes, história, repeito e acima de tudo gente!

 

Qual pessoa marcou vc na sua trajetória:

Se eu falar de uma pessoa estarei sendo injusta, pois tenho alguns anos no carnaval, dentre tantas pessoas que sonharam comigo, que me deram oportunidade, que me ensinaram e que me ensinam, que meu sentimento de gratidão é tão grande que não tive uma pessoa eu tive várias! Meu pai querido, aquele homem militar de 1,94m que quando me vê no palco se emociona feito criança, minha mãe a grande desafiadora desse sonho de me ver como Rainha, meus irmãos Stela e Valdir que não participam do carnaval mesmo assim sempre me prestigiam. Os amigos em que o Carnaval me proporcionou não só conhecer, mas eternizá-los na minha história no samba, Léo Beserra, carnavalesco da embaixada Copa Lord, que mudou meu samba, minha forma de pensar como sambista, que eternizou o estilo da fantasia que um dia eu sonhei em vestir no dia da minha vitória como Rainha e de repente dando um ponta pé inicial em um novo estilo de apresentação e fantasias, que após o meu concurso estão mais luxuosas como nunca. Ao amigo Willian Fernandes que fez todas as minhas roupas de apresentação do meu reinado, resultando num conjunto perfeito entre concurso, rainha, eventos e minha história. Ao  Maurício Santiago meu personal trainner, que todos os dias sonhando comigo me fazia lutar por um corpo e uma mente mais saudável. Ao Allan Gi, meu visagista, cabeleireiro e maquiador que me acompanha alguns anos e que também abraçou esse sonho, que independente do meu cansaço fazia milagres pra que parecesse linda! Aos meus amigos da Reivax e os de rotina que sempre respeitaram meus sonhos e que me apoiaram nessa trajetória. Ao meu namorado Rafael que me incentivou, sonhou comigo eu que sempre respeitou essa minha paixão pelo Carnaval. Ao meu bloco Jardim das Palmeiras que a cada ano que passa tenho maior admiração por eles e pelo amor que eles tem por carnaval. A todas as diretorias da minha escola que pude conviver e que admirá-los, pois todos esses anos sempre fui muito respeitada e recebida por todos direto ou indiretamente. Enfim, foram muitos os anos e deles os amigos e dos amigos gratidão por tudo.

 

 

[nggallery id=1 template=caption]

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

2 comments

  1. Parabéns RENATA sabes que te admiro bastante vc, inteligente, guerreira sempre corre atrás dos seus objetivos com garra e determinação, pessoas assim com humildade sempre chega lá admiro pessoas assim como vc e querida por todos!!!!!!
    Beijãoooooo te adoroooooo PRI

  2. Rê!!!
    Vc é D+!!!! Humilde, sincera, generosa, simpatica, amável. gentil, amiga, linda!!!! Isso pra quem não a conhece, são só algumas característica desta pessoa que é mais do que especial!!
    Te Amo minha linda!!!!
    Beijos
    Camila e Duda

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *