OS PROTEGIDOS DA PRINCESA – Análise do enredo e samba

DSC02018

A quinta agremiação a desfilar na Passarela do Samba Nego Quirido  é a mais antiga do carnaval de Florianópolis, Os Protegidos da Princesa, que apresentará o enredo “Das terras kaigangs às terras do futuro” de autoria do renomado carnavalesco José Alfredo Beirão.

O enredo contará a história do Oeste de Santa Catarina, iniciando há milhares de anos antes da era cristã, passando pelo tempo em que a região era predominantemente kaigang, guerra do Contestado, até os dias atuais, observando a importância da região para o Estado de Santa Catarina.

Tenho apreço por enredos históricos, principalmente quando são desvelados elementos que normalmente não são abordados ou esquecidos. O enredo da Os Protegidos da Princesa mostra um diferencial no ponto de partida da história, que remete a um período da história (final da grande glaciação) que talvez uma grande parte das pessoas não imaginaria que pudesse ser inserido no contexto. Quem acompanha o carnaval de Florianópolis, em um dado momento do enredo pode ter uma sensação de “déjà vu”, quando a história chega na guerra do Contestado, porém o referido assunto tem caráter obrigatório em se tratando de Oeste do Estado. Por fim, a agremiação explora a região Oeste na atualidade, o que pessoalmente não entendo como algo que desperte a curiosidade, uma vez que já faz parte do cotidiano, mas em se tratando de José Alfredo Beirão, neste final pode-se ter surpresa e uma forma diferente de abordar essa temática.

O samba é assinado pela parceria formada por Jadson Fraga, Victor Alves, Christian Fonseca, Diego Bodão, Thiago Sukatinha, Marcel da Cohab, Rafael Tubino e será interpretado por Alan Cardozo. No que se refere à adequação ao enredo, o samba consegue refletir a ideia do carnavalesco, obedecendo, inclusive, a sequência cronológica proposta. A letra apresenta um misto de poesia com descrição. Muito interessante a passagem melódica nos versos “Descendo o rio eu vou / a minha aldeia é a mãe natureza”

Sandro Roberto – Equipe Na Avenida

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *