Pinceladas da Semana

Super Liga de FlorianópolisEsta semana quero trazer nestas pinceladas algumas notas que irão marcar o futuro de nosso carnaval. A primeira delas é comentar sobre a grande formação da LIGA. A segunda comentarei sobre uma comparação feita entre Na Avenida e Tamborim. Em terceiro, a eleição de Luciano Baracuhy na Unidos da Coloninha, e por último, quero fazer algumas questões pertinentes ao carnaval de 2014.

Super Liga de Florianópolis, é assim que alguns já nomeiam o grande grupo formado pelas escolas do Grupo Principal, Grupo de Acesso e Grupo de Acesso A. A informação é que seja formado em cada grupo, cinco escolas de samba, totalizando 15 agremiações. A ideia foi recebida com louvor na comunidade do samba, e muitos comentários afirmam que o carnaval de Florianópolis seguirá um caminho promissor. Mas, algumas semanas já se passaram, e o silêncio, falta de informação e principalmente falta de organização e planejamento por parte da Liga, acabam incomodando alguns.

Peço que, por favor, não me liguem para criticar a postagem acima, dizendo que “trabalhamos no silêncio de rádio”. Publiquei esta informação acima, só porque alguns presidentes e diretores de escolas me solicitaram. Portanto, não é mera especulação de informação, é uma queixa constante interna.

Reunir o povo, deliberar os regulamentos, escrever o projeto, inciar as captações, plano de mídia, marketing, divulgação, venda… tem muito serviço pela frente. E pelo que percebo, como diria Giovanni Improtta na novela Senhora do Destino: “O tempo ruge e a Sapucaí é grande”. Ttic tac tic tac tic tac…

angela
Ângela Bastos

Comparações…

Esta semana foi realmente cruel para este blogueiro que vos escreve. Após publicarmos as postagens com as entrevistas dos candidatos a presidente da Consulado, passamos por momentos delicados. Pela primeira vez em nosso blog, fomos comparados oficialmente com o Blog da amiga colunista Ângela Bastos. Conhecida por suas polêmicas e liberações de comentários que apimentavam as noticias do carnaval, Ângela sempre foi respeitada por muitos, e odiada por poucos. Porém, não podemos desmerecer seu trabalho e contribuição ao carnaval de nossa cidade.  Mas foi especificamente na entrevista que fizemos com a candidata Aidê Nascimento que os comentários bombaram. Muitos tiveram que ser recusados. Dentre eles, uma pessoa disse que estávamos começando a seguir os caminhos do antigo Blog Tamborim, e que logo teríamos o mesmo fim. Por um lado, isso me preocupa, pois é mais inteligente aprendermos com os erros dos outros do que com os nossos próprios erros, e com isso, analisamos sistematicamente os erros e acertos de cada meio de comunicação existente, para poder aperfeiçoar o nosso blog. Porém, fico feliz em ser comparado com esta grande profissional. Não escondo de ninguém a admiração e o respeito que tenho pela Ângela. Já fia uma vez através do facebook um convite para vir escrever em nosso Blog, e reforço novamente por aqui. Com certeza a comunidade do samba ganharia.

Baracuhy…

DSC04464
Presidente Luciano Baracuhy e seu vice Bóca.

Luciano Baracuhy foi eleito presidente na Unidos da Coloninha. Com uma visão administrativa e jurídica apurada, tem tudo para dar um salto em qualidade e organização na escola do continente. Os nomes de sua diretoria executiva ainda não foram divulgados, mas já se vê o trabalho de alguns. O certo é que Baracuhy esta formando uma diretoria executiva que trabalhe. Os nomes deverão ter competência para exercer os diversos cargos. Com certeza, os que aceitarem o convite para compor a diretoria da Coloninha, terão que ter em mente que o trabalho será árduo para colocar a escola entre as primeiras, e a cobrança da comunidade será forte. Pelo andor da movimentação nos bastidores, vem surpresas da Coloninha.

avenida.jpg
Passarela Nego Quirido.

E como citei no inicio desta postagem, farei algumas perguntas referente ao carnaval 2014. Algumas são minhas, outras de diversas pessoas que me escrevem diariamente pelo facebook ou por e-mail. Se eu tivesse que numerar as questões que me aparecem com maior frequência, a “top trend” seria; “e o carnaval 2014? . recebo diariamente esta pergunta de leitores e amigos querendo saber novidades. Meu amigo Carlos Cabral, coreógrafo de algumas escolas de samba e blocos quer saber os rumos deste nosso festejo. Outros me perguntam: “Quando serão iniciados os trabalhos?”. Porém as questões são diversas e seguem uma ordem cronológica. Oque sabemos até o momento é que um grande carnaval estar por vir. Porém, quero aqui enumerar algumas questões, e deixo aberto para quem tiver as respostas para esclarecer para a comunidade do samba.

1º O carnaval 2014 esta confirmado?

2º Projeto da Grande Liga, quem esta à frente? Quem responde por este projeto?

3º Elaboração dos regulamentos de desfiles dos três grupos, quando será elaborado?

4º valores públicos para repasse. A Prefeitura e o Governo do estado já sinalizaram favorável?

5º Iniciativa privada. Existe realmente empresas interessadas em nosso carnaval? Há tempo hábil para captação?

6º enredos 2014 serão os mesmo de 2013? É obrigatório a reutilização? poderá ser alterado os enredos?

7º Como será o formato das apresentações das Grandes Sociedades carnavalescas? Farão parte dos repasses financeiros? Qual o cronograma de desfile?

Faço o convite a quem tiver as respostas, que possa compartilhar com o grande publico que quer auxiliar nessa grande festa.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

5 comments

  1. Willian.

    Benchmarking, como sabemos é a essência, além de aprender novas praticas a de praticar observações, pratica de ser humilde o suficiente para admitir que alguém tem algo a nos ensinar, assim sendo problema nenhum em ser parecido com o Tamborim.
    A principal vantagem deste princípio é a possibilidade de descartarmos imediatamente ações que pela experiência de terceiros e comprovadamente não tenham dado certo.
    Você é capaz e tudo dará certo.

  2. Jorge,
    essa questão sobre a eleição do Consulado tb me deixa assustada, pq apesar de apoiar a Chapa 1, me pergunto como será lidar com “certos elementos” na oposição da Escola que atualmente estão na situação. O problema é que sempre em que se trata de Consulado, a coisa se torna muito mais grandiosa.
    E quanto a comparação com o Tamborim, mero engano de muitos, que somente o Consulado incomodava a Angela, e sim ela faz mta falta.

  3. As críticas à liberação de comentários é sintoma de como o carnaval é visto por muitos. O que querem estas pessoas? Querem que impeçamos o debate, o direito ao argumento e ao contra-argumento, a exposição de fatos, o contraditório, a livre opinião. Aqui não se promove a anarquia, pois todas as ofensas pessoais foram censuradas e, inclusive, algumas postagens com denúncias sem confirmação foram bloqueadas. Porém, sempre – SEMPRE MESMO – fomentaremos a liberdade de expressão (diferente de ofensas e calúnias) e, principalmente, o debate. Quando não for assim, eu não estarei mais na equipe. Quem quer homogeneidade de pensamento pode ir para a Coreia do Norte.

  4. Jorge,

    fica facil para os poucos que odeiam a Angela agora te acusarem ou te ciriticarem. Nunca perca o compromisso com a Verdade e nao te abale com isso. Na realidade estas pessoas so farao teu Blog ser cada vez mais lido. Acontece que na Minha escola, Consulado, existem alguns remanecentes, que usam esta pratica, de intimidação e acusacões. faz parte, e o pior de maneira covarde e sorrateira. por tanto nao te abales….. continue assim, com o compromisso da verdade e da moral. Coisas que colocam medo em muita gente….infelizmente da minha escola…. parabens

  5. Estou preocupada com essas definições para o carnaval, como podemos “nós Carnavalescos” começarmos os trabalhos, assinarmos contratos se, não esta definido COMO será o Carnaval 2014?

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *