Pinceladas do Carnaval

Valcione Furtado na Consulado?

Estamos em 2013, e por incrível que pareça, o assunto carnaval, esta fortalecido já em meados de março. Entre as conversas, escutamos as novas composições das diretorias e presidentes de algumas escolas, os despejos e a negociação ás pressas feita para pagar as dividas com os barracões, o silêncio e abandono com o grupo de acesso e grandes sociedades. Mas vamos por partes:

Eleições 2013: Embaixada Copa Lord que esta passando por um processo judicial, definirá já nos próximos meses o rumo em que a escola deverá tomar. Eleições também acontecerão na Unidos da Coloninha e na Consulado do Samba. Nessas duas agremiações, escutamos dois nomes fortes que poderão assumir as devidas presidências. Na escola da Caeira ventila e com força pelas redes sociais o nome de Valcione Furtado, tudo indica que a chapa em que encabeça, será um mix de renovação e desenvolvimento misturados com o ar nostálgico da Consulado de alguns anos atrás onde sua quadra lotava e o orgulho de ser vermelho e branco era visível pela cidade. Já na escola do continente, o nome que ventila forte é do atual diretor de carnaval Julio Martins. Com um forte vinculo com a comunidade e boa aceitação entre os conselheiros, Julio deverá assumir uma escola com fome de titulo. Ambos, Valcione e Julio, deverão passar ainda pelo crivo do voto. Mas se depender da comunidade e de apoios nas redes sociais, ambos saem na frente.

Barracões BR101
Barracões BR101

Despejos dos barracões: Semana passada, ocorreu meio que em silêncio, uma retirada das alegorias dos barracões da BR 101 em São José. Embaixada Copa Lord e Consulado do Samba estavam prontos para descer com os carros para a passarela, após a solicitação para entregar os barracões, já que os pagamentos não efetuados, dependiam das verbas não repassadas para o carnaval 2013 que não aconteceu. Ao mesmo tempo, aparecerem no local o vereador Badeko, acompanhado da secretária de turismo de Florianópolis Maria Claudia, para evitar que as alegorias fossem levadas para a passarela do samba. Na passarela, carros da Guarda Municipal já estavam apostos para evitar que fossem colocados os carros alegóricos no espaço da Nego Quirido. A Negociação entre os diretores das escolas, proprietário dos barracões, presidente da LIESF e Prefeitura foi tensa, mas acabaram conseguindo um prazo com o proprietário para tentar solucionar os valores em aberto. Dias após, um anuncio da Prefeitura surpreendeu a muitos com o repasse de 300mil que seria dividido entre as 5 escolas, já para o carnaval de 2014. Com esses R$60mil para cada escola, temos uma certeza. Este valor não aparecerá na avenida. É apenas uma solução emergencial  para que o despejo realmente não aconteça. Ao menos, a unica escola de samba que sairá com R$60mil a frente das demais agremiações é a Protegidos da Princesa, pois possui seu próprio barracão, não paga aluguel, e alguns diretores confirmaram que a escola pouco produziu para o desfile de 2013, evitando assim dividas maiores. Parece que as intuições do Presidente Moacyr Gomes não falharam.

Mas uma pergunta não quer calar: Oque acontecerá com o Grupo de Acesso?

Já escutei tanta suposição que não seria interessante opinar aqui dos rumos do grupo de acesso e de nosso carnaval. Mas a pergunta fica no ar. Uma coisa é fato, o grupo de acesso não foi contemplado com nenhum valor da Prefeitura ou do Governo do estado até o momento. As escolas que são de Florianópolis, Dascuia, Caramuru e Vermelho e Branco já estavam no seu processo de produção de carnaval e também fizeram dividas, mas não foram contempladas com nenhum valor para lhes auxiliar.

Oque a Prefeitura e Setur tem a dizer ao grupo de acesso?

Qual o futuro do Grupo no Carnaval de Florianópolis?

A LIESF aceitará as escolas no grupo? Ou será criado uma nova liga?

… Perguntas que necessitam de respostas já nas próximas semana, afinal, o carnaval já esta ai na frente.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 comments

  1. A consulado também possui a Aide com candidata, acho que isso deveria falar também, pois é um exemplo de mulher, e de guerreira dentro da vermelho e branco do caeira!

  2. Concordo plenamente com o Bernardo, sou Copa-Lord de coração, mas um blog que se diz independente colocar uma foto de um só candidato.
    Mais uma vergonha do carnaval de Florianópolis

    1. Respondendo ao Bernardo no comentário anterior e junto, respondendo ao seu comentário, leitor Rodrigo, conforme é o titulo dessa postagem, são apenas “Pinceladas”, ou seja, informações extra-oficiais, que correm nos bastidores. Quando informei a noticia acima, não havia ainda a confirmação da Candidata Aidê Nascimento, assim como não havia ainda a confirmação do candidato Luciano Pereira Baracuhy. Somos SIM imparciais, até porque sou amigo dos 4 candidatos e ambos sabem da minha lisura. Nas próximas matérias poderás comprovar tamanha a nossa preocupação em estar completamente neutro nos processos eleitorais das escolas de samba. Faremos pela primeira vez na história do carnaval de Florianópolis, entrevistas com TODOS os candidatos à presidentes das escolas. Todos receberam as perguntas iguais, ao mesmo tempo, e tem o prazo de entrega rigorosamente respeitado para publicação. Todos os candidatos elogiaram a atitude do site em trazer a transparência no processo eleitoral, auxiliando assim a comunidade que escolherá seus próximos presidentes. Espero ter esclarecido o fato desta postagem, e espero também que aguarde as próximas postagens para poder colocar em questão a lisura do site e seus correspondentes.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *