Posse na LIESF: veja como foi!

IMG-20170726-WA0015 IMG-20170726-WA0021

 

 

 

 

 

Na noite de ontem, 26/07/2017, na Assembleia Legislativa, foi dado posse à nova Diretoria Executiva da LIESF que será capitaneada por Fábio Botelho (presidente) e Sergio Cunha (vice-presidente).

Contando com a presença de algumas autoridades, dentre as quais se destacaram o senador Dário Berger, o secretário de turismo de Santa Catarina Leonel Pavan, Secretario de Turismo de Florianópolis Vinicius Lucca, e o Vereador Tiago Silva.

Nas sua fala o Senador Dario Berger destacou a questão das escolas caminharem sozinhas, observando o papel do poder público nesse processo ao afirmar que “… dirigir seu próprio destino não significa que o poder público tem que virar as costas para essas entidades…”, além de lembrar que na sua gestão enquanto prefeito de Florianópolis, não houve ausência das escolas de samba na passarela.

O Vereador Tiago Silva abordou a questão do preconceito de entes públicos em relação ao carnaval, informando que nunca ouviu falar em “acabar com a Oktoberfest, acabar com a Marejada ou Festa do Pinhão…”, mas que sempre ouve o discurso de corte de verba para o carnaval. Ao final de sua fala deu o informe da criação da Sala de Artes “Nega Tide”.

O Secretário de Turismo de Florianópolis reforça o discurso do preconceito, que começa pela Câmara dos Vereadores, com a proposta do corte de verba para o carnaval, mas que já existe articulação junto à CCJ da câmara para barrar a referida proposta. Informou a ida do prefeito à Brasília para busca de recursos. Fez ainda apelos de unidade à empresários presentes, polícia militar, bombeiros, imprensa (citando inclusive “Jorginho” do site Na Avenida), Avai, etc para que juntos possamos construir um excelente carnaval 2018, o qual chamou de “Carnaval da União”.

O Secretário Leonel Pavan falou da quantidade de demandas que percebeu ao assumir a pasta. Lembrou dos tempos que foi prefeito de Balneário Camboriú quando a escola de samba campeã de Florianópolis desfilava naquela cidade, juntamente com o Bloco Rastafari e disse que a cidade parava quando chegava o grupo de Florianópolis, além de colocar-se à disposição para viabilizar o carnaval 2018.

O novo presidente da LIESF, Fábio Botelho, iniciou seu discurso agradecendo “[…]a presença do povo do samba, que atendeu o chamado da LIESF[…]”. Falou brevemente de sua relação com o carnaval e sua paixão pela Consulado, mas que agora ele não pertence a apenas uma escola de samba, pois representa 16 agremiações. Afirmou que “[…]o carnaval além de cultura, também gera emprego e renda[…]. Lembrou que presidentes de escolas de samba são profissionais, empresários, pais de família e precisam ser respeitados. Saudou os parceiros da LIESF, além de lembrar que o carnaval fortalece a economia da cidade. Abordou, ainda acerca da função social das escolas de samba, informando que haverá um projeto social para crianças, envolvendo todas as escolas de samba. Sua mensagem final foi de união. Deixou claro que 2018 será um carnaval “pé no chão” e que só poderá fazer carnaval 2018 se houver um encaminhamento do carnaval 2017”

 

IMG-20170726-WA0009Por fim, e não menos importante, a Equipe Na Avenida parabeniza a todo o povo do samba que se fez presente no local da cerimônia. Todas as 16 agremiações estavam representadas e vários segmentos se fizeram presentes, em especial as Velhas Guardas e associações, mostrando para a classe política que estava presente (e poderão ser porta-vozes dessa boa nova) que o samba de Florianópolis é forte e que a cultura das escolas de samba tem muita representatividade e importância para a cidade. Para fechar com chave de ouro, uma belíssima apresentação da atual campeã do carnaval, Unidos da Coloninha.

É assim que nos transformamos em um segmento social digno.

Equipe Na Avenida – Ano VI (equipenaavenida@gmail.com)

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *