Relato: Bloco Berbigão do Boca!

Oi pessoal,

Estreando como blogueiro aqui no “Na Avenida”, vou fazer relatos e contar as experiências de folião ao longo deste Carnaval de rua 2013 em Florianópolis.

A primeira folia deste carnaval foi no Bloco do Berbigão do Boca, na última sexta-feira, 01/02. Este bloco abre oficialmente as festividades em Floripa, e acontece sempre na sexta-feira que antecede o reinado do Momo.

Berbigão do Boca. Foto: Site Oficial do Berbigão do Boca

Pois bem.. Combinei com os amigos, comprei uns “abadás” do berbigão pra turma durante a semana no Box 32, que tinham o custo de R$20. Não tinha confirmado se havia alguma coisa inclusa, mas tinha escutado de alguém que poderia ter uma comidinha de berbigão.

Este abadá, camisa do bloco 2013 ficou muito bonita! O material, arte e qualidade estava ótimo. Além do nome do bloco, levava o nome do patrocinador oficial Skol Folia, talvez até por isso, conseguiram fazer esta coisa tão boa.

Chegamos ao Centro de táxi por volta das 17h30, onde começamos a encontrar a turma. Começamos a passear pelo Mercado Público e largo da Alfândega, que estavam tomados de foliões e a cada hora enchia com mais gente, muitos recém saídos do trabalho com uniformes e roupas sociais.

Havia uma estrutura com palco e tenda montada em em frente da Alfândega tocando músicas da moda tipo pagode e sertanejo. Ficamos por ali até dar 18h30, voltando ao TICEN para encontrar o resto da galera.

A turma foi crescendo, nos juntamos com amigos de amigos e somados o grupo chegava a 30 pessoas. A maioria estava sem a camiseta do Bloco, mas isto não é problema algum, afinal é um bloco aberto e popular!

Galera no Berbigão do Boca

O Berbigão do Boca largou religiosamente às 19h00 da Alfândega, com trio elétrico, banda e seus bonecos gigantes, que resgatam as tradições manézinhas de boi de mamão. O trajeto começou subindo o Calçadão da Deodoro, depois dobrando na Rua Tenente Silveira, rumo à Praça XV.

Galera na frente do Trio do Berbigão do Bo

Entramos bem no final do Bloco, e pegamos um atalho no Centro pelo calçadão, para esperar e entrar na frente da banda. A estratégia deu certo, e ali começou de verdade a nossa festa, no meio dos bonecos, na frente da música, no verdadeiro fervo!

A música que ninguém quase sabia, em poucos minutos já estava na boca e cabeça do povo:

“No Berbigão do Boca / A grande festa da Ilha / Começa o Carnaval / Que Maravilha! 

Hoje eu vou cantar / Beber até cair / No berbigão do boca / Aqui ninguém pode dormir

É festa prá rachar / É uma coisa louca / Vamos botar prá quebrar / No  berbigão do boca”

No meio do bloco tinham foliões de todos os tipos, fantasiados, vestidos de mulher, jovens, crianças, idosos. Estava muito bacana, seguro e organizado!
raony 3

Além disto a Corte do Rei Momo marcou presença, junto de passistas e outras figuras do carnaval. Todos sempre simpáticos, sorridentes e com samba no pé. Atendiam sem problemas os pedido de fotos com os foliões.

Quando chegamos de volta no Largo da Alfândega, local de partida do bloco, chegava ao fim o desfile do Berbigão! Olhei no relógio e vi que já eram 22h00, ou seja, foram 03 horas de desfile que passaram muuuito rápido.

O desfile foi muito bom, o Centro ficou realmente tomado e a festa foi divertida. O Berbigão mais uma vez levou todo mundo à festa e animação, dando início às festividades de Carnaval na Ilha!

Escolha da Rainha:

Após o berbigão, segui com alguns amigos para a Passarela Nego Quirido, onde estava acontecendo a escolha da Rainha e das Princesas do Carnaval 2013. Após haveria um show nacional com o Dudu Nobre.

Escolha da Rainha Carnaval Florianópolis 2013

Ficamos por lá até umas 23h30, a festa estava bonita, com as passistas e banda dando um show!

Não ficamos até o final do desfile, porque não senti muita segurança no local. Na entrada havia revista somente por uma empresa privada, e também não vi muito policiamento na área. O dia tinha sido ótimo e já cansados, não quisemos “arriscar” na primeira noite de carnaval.

Considerações sobre a Abertura do Carnaval:

A festa toda foi muito bonita e divertida. Um verdadeiro show de carnaval de rua, só teve uns pequenos “poréns”:

– A partir das 19h00 não havia mais ônibus no TICEN, devido aos ataques incendiários ao ônibus em Florianópolis, o que dificultou a volta para casa;

– Faltou maior divulgação da Festa da Escolha da Rainha do Carnaval, muitos foliões não sabiam que a festa “seguiria” na Passarela Nego Quirido;

– Havia forte da presença dos órgãos de segurança no Centro durante o Berbigão (estão de parabéns), mas na Passarela não haviam muitos.

Se vocês gostam de carnaval de rua e gostaram deste relato, não deixem de conferir o Guia do Carnaval de Rua 2013 de Floripa no meu blog pessoal: http://raonyosorio.com/carnavalderua2013floripa/

Forte abraço a todos os leitores do Blog, nos vemos na avenida!

 

___

Raony Osório é um mané extrovertido, blogueiro convicto, que está rodando a Ilha durante o Carnaval 2013 e registrando o que está acontecendo na pista! Encontrado em sua Página pessoal e Facebook

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *