Unidos da Coloninha – Análise do enredo e samba

DSC02286
Créditos: Na Avenida

A terceira agremiação a passar pela Passarela do Samba Nego Quirido é a atual bi-campeã do carnaval SRC Unidos da Coloninha, que apresentará o enredo “Tecnópolis – O passaporte de Floripa para mundo”, do já consagrado carnavalesco Ley Vaz.

A proposta o enredo é falar de tecnologia e a narrativa, segundo a sinopse, faz referência ao sonho do homem e sua busca na criação de máquinas para facilitação do seu trabalho, destacando a Revolução Industrial como um marco dessa busca, um “divisor de águas”. Na proposta o carnavalesco viaja pelo mundo da tecnologia através do tempo até registrar a importância da contribuição de Florianópolis, a chamada Ilha do Silício”, no avanço tecnológico.

O enredo tem um sabor de “parte II” do enredo campeão de 2017, que falava de invenções, porém agora com a inclusão da tecnologia, ou seja, um passo a mais do que já foi visto. Isso não tira a originalidade da idéia, que falará de evolução tecnológica. Penso que a proposta da escola leva a uma reflexão acerca da importância da tecnologia, além da ousadia do homem em avançar neste universo tecnológico, que desenvolve as mais diversas áreas da economia: na industria, no campo, medicina, nanotecnologia, entre que a agremiação apresentará.

Valerá à pena conferir o que a Unidos da Coloninha pretende mostrar ao povo na Nego Quirido!

O samba de autoria de Alan Cardoso, Anderson Ávila, Marçal Santini e Rafael Leandro, será interpretado por Jorge Luiz e retrata a proposta do carnavalesco e apresenta dois fortes refrões. Diante daquilo que foi apresentado aos compositores na sinopse merecem os compositores referência elogiosa por conseguirem traduzir em música e poesia um tema tão técnico. Destaco ainda os versos “Voar, por onde a inteligência se revela / Buscar , na imensidão da mente poder viajar…” pelo recurso melódico utilizado na saída do refrão.

Sandro Roberto – Equipe Na Avenida

 

Equipe Na Avenida – Ano VI (equipenaavenida@gmail.com)

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *