Offline
Unidos da Coloninha: Análise do Enredo e Samba 2024 - Por Sandro Roberto
02/02/2024 18:38 em Geral

 

 

A escola de samba Unidos da Coloninha, apresentará na Passarela Nego Quirido o enredo “A música veio ao nosso encontro” do carnavalesco Paulo Brasil e celebrará os 30 anos da Camerata Florianópolis.

De acordo com a sinopse do enredo, disponibilizada nas redes sociais da agremiação, o projeto para o carnaval acaba promovendo o que a própria Camerata Florianópolis construiu em sua história, que é o diálogo cultural, onde o clássico se mistura com o popular, promovendo grandes espetáculos.

“Na fantasia do carnaval, o maestro vira mestre de bateria[...]”. Neste trecho da sinopse já se pode ter noção da proposta que a escola apresentará para homenagear a Camerata Florianópolis.

Não sou muito apegado a enredos de homenagens (especialmente quando é de pessoas) e isso é muito particular, mas a música tem sido uma proposta muito interessante para uma escola de samba, inclusive tem levado boas apresentações nos desfiles, fazendo aquilo que pessoalmente sempre gostei em bons enredos: contribuir com o enriquecimento cultural da comunidade local e da cidade, “[...]aproximando a canção camerística de elementos da canção popular brasileira”.

O enredo traz consigo um ingrediente que ajuda bastante: o lado emocional de comemoração de algo que ainda existe, o que permitirá que as pessoas assistam os componentes da Camerata Florianópolis recebendo a merecida homenagem.

O samba da Unidos da Coloninha é assinado pelos renomados,  e já conhecidos no mundo do samba, Luisinho, Edinho Love, Vicente Marinheiro, André Cunha, Juninho Zuação, Luizinho Boa Praça e Patcho. Em relação à letra, contempla na totalidade a proposta do carnavalesco e traz muita poesia. Eu diria que os compositores estavam inspiradíssimos quando confeccionaram a letra. Destaco os verso “É noite no templo do samba, me leva a cantar”, que dá ao intérprete uma pausa, quase que inperceptível, mas que ajuda a retomar bem o canto, e  “e nós cantaremos a mesma canção” (pelo recurso melódico). Como a análise é mera opinião, acredito que a Unidos da Coloninha tem o melhor samba de 2024.

No mais, é aguardar o dia do desfile!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!