Offline
Os Protegidos da Princesa: Análise do Enredo e Samba 2024 - Por Sandro Roberto
14/01/2024 04:08 em Geral

 

A escola de samba Os Protegidos da Princesa levará para o enredo “NESSA NOITE LÁ NO MORRO SE FEZ BATUCADA. A CELEBRAÇÃO DA PRINCESA NO PALÁCIO SEGURO DO SAMBA”  de autoria de Christian Fonseca, Fernando Constâncio e Ley Vaz.*

Segundo a redes sociais da agremiação “o carnaval 2024 desperta a partir da temática do seguro”.

Para contar essa história, uma carta escrita pela Princesa do Reino do Mocotó, responsável por trazer segurança ao seu reino (para que pudesse festejar o carnaval todos os anos), convida vários personagens, que tenham alguma relação com o tema seguro e segurança, para uma festividade carnavalesca para celebrar seus 75 anos.

          Para resumir, a agremiação publicou em suas redes sociais o seguinte texto:


“Um prólogo, uma carta e o epílogo. No prólogo que serve enquanto introdução da narrativa, apresentamos de que forma a carta é entregue aos mensageiros do Reino do Mocotó, responsáveis pelo envio e recebimentos de correspondências no Reino.

Posteriormente, tem-se a descrição do conteúdo da carta, onde aparece a explicação da Princesa da sua história e a relação com o seguro, a proteção de sua população e o convite sendo feito aos personagens ligados a história do seguro: Rei Hamurabi, Américo Vespúcio, a Rainha do Adriático, Charles II, o Rei Sol, Dom João VI e Ruy Barbosa

Por fim, desenvolve-se o epílogo da narrativa, que tem como função finalizar a narrativa apresentando um fato narrado posterior ao momento principal do enredo. O epílogo, que finaliza o enredo, trata-se do Baile oferecido aos convidados, pelo Reino do Mocotó. É a junção de personagens carnavalescos locais com as atuais formas de seguro. Assim, destacam-se personagens e manifestações carnavalescas como o Rei Momo, o Entrudo, o Enterro da Tristeza e o Zé Pereira.”

            Vê-se, pois, que a agremiação cria uma história para contemplar o aniversário de 75 anos e o patrocinador, que atua no ramo de seguro. Pessoalmente, observo com reticências os enredos patrocinados, mas a escola conseguiu criar uma história que colocou a atividade do patrocinador como mais um elemento do enredo.

A história será contada através do samba assinado por  André Diniz, Evandro Bocão e Victor Alves e transmite em seus versos a proposta do departamento de carnaval, conseguindo dar leveza à história, que numa primeira leitura ficou confusa. Destaque para os seguintes versos “No meu lugar o povo preto é a nobreza/ Sua luta é nossa inspiração” além da proposta do refrão do meio que repete a melodia sem repetir os versos. Torço para que os jurados não se equivoquem no julgamento.

É isso! Mais um desfile aguardado com grandes expectativas.

 

 

 

* Informações extraídas das redes sociais da agremiação (Instagram)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!